![]() ![]() ![]() ![]() |
Título: Réquiem.
Autor: Lauren Oliver.
Trilogia: Delírio.
Editora: Intrínseca.
Ano: 2014.
Páginas: 304.
|
➡ AVISO: Essa resenha pode conter spoilers de Delírio e Pandemônio.No desfecho da trilogia em que o amor é considerado uma doença, Lena é um importante membro da resistência contra o governo. Transformada pelas experiências que viveu, está no centro da guerra que logo eclodirá. Depois de resgatar Julian de sua sentença de morte, Lena e seus amigos voltam para a Selva, cada vez mais perigosa. Enquanto isso, Hana, sua melhor amiga de infância, foi curada. Ela leva uma vida segura e sem amor junto ao noivo, o futuro prefeito. Às vésperas do casamento e da eleição - cujo resultado pode dificultar ainda mais a vida dos Inválidos -, Hana se questiona se a intervenção realmente tem efeito. Vivendo em um mundo dividido, Lena e Hana narram suas histórias em capítulos alternados. O que elas não sabem é que, em lados opostos da guerra, suas jornadas estão prestes a se reencontrar.
Réquiem, ou o livro que mais tive medo de ler na vida.
Conheci a trilogia Delírio há uns 2 anos atrás, quando soube que minha querida Emma Roberts protagonizaria uma série baseada nela. Pensem na animação que eu senti! Mas vocês lembram que a série não passou do piloto, que foi rejeitado pela FOX, não é? Mesmo assim continuei curiosa e li os dois primeiros livros em um pequeno intervalo de tempo, de tanto que amei. Mas bastaram pouquíssimas buscas no Google para que eu desanimasse em ler o desfecho da história. Mesmo sem ter sido lançado no Brasil, todo mundo que tinha lido, fazia críticas negativas ao final elaborado por Lauren Oliver.
O livro em sí é muito bom. No começo fiquei revoltada pela autora ter resolvido alternar os capítulos do livro entre o ponto de vista da Lena e da Hana, mas após algumas páginas consegui me acostumar, e até passei a gostar dos capítulos que envolviam a loira, principalmente nas suas atitudes pós-cura e os mistérios envolvendo Fred, com quem foi pareada. Vi algumas pessoas dizendo que os capítulos da Hana foram os principais ingredientes para o fracasso da história, mas eu discordo. Ousaria dizer que seus capítulos foram até melhores que os da própria Lena.

Aliás, toda a confusão de sentimentos que a volta de Alex (que mudou muito desde que eles se conheceram) causa a ela me deixou bem irritada. A protagonista não consegue decidir entre sentir ciúmes de Alex e Coral, seu novo interesse amoroso, ou dar atenção para o lindo e maravilhoso amor da minha vida Julian. Lena, qual a necessidade disso minha filha? ¬¬
É nesse livro também que Lena percebe as reais consequências que sua escolha de fugir para a Selva podem lhe causar. Além de se ver obrigada a participar da Resistência, ela percebe que aquela vida não era exatamente o tipo de felicidade que ela escolheu. Ela acreditava que viveria em paz, mas estava muito enganada. Paz e monotonia são coisas para curados.
Algo que me deixou bem insatisfeita com o livro foi a relação de Lena com sua mãe. Apesar de toda a raiva que ela sentiu ao perceber que a mãe sequer a procurou após fugir das Criptas, a relação delas foi resolvida e desenvolvida muito rápido, e elas acabam virando melhores amigas, mesmo sem saber muito uma da outra.
De maneira geral, foi um bom livro. Não foi desnecessário como ouvi muitas pessoas dizerem. O real problema é que Réquiem não oferece um desfecho para a história. Tudo termina em aberto. Até entendo que a autora quis passar a sensação de livre arbítrio, da confusão de sentimentos, a dificuldade em tomar decisões e a imprevisibilidade que a escolha pelo amor envolve, mas poxa, ela poderia ter deixado tudo um pouco mais subentendido, pelo menos.
Só sei que vou passar o resto da minha vida esperando que Lauren Oliver lance um quarto livro ou um conto que dê um desfecho para isso tudo.
Só sei que vou passar o resto da minha vida esperando que Lauren Oliver lance um quarto livro ou um conto que dê um desfecho para isso tudo.





Eu até gostei do final aberto, o que não gostei foi do livro em si. Achei que a autora acabou se perdendo do primeiro livro para esse. Ficou no mesmo mimimi dos incansáveis triângulos amorosos. E também não entendi a proposta dela de dividir a narração com a Hana. Enfim não gostei da serie como um todo.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi Sil!
ExcluirAh menina, eu não gostei foi do final :/
Eu até gostei bastante da parte da Hana, mas foi um tanto quanto sem sentido, porque ela não era exatamente uma curada, e nem uma rebelde. Foi estranho!
Obrigada pelo comentário,
Um abraço,
http://winterbird.com.br
Não consegui gostar desse livro de jeito nenhum.
ResponderExcluirAdoro Delírio, até achei legal Pandemônio, mas esse ficou um monte de volta desnecessária e que não chegou em lugar nenhum. Me irritei com o final? Sim, mas até entendi. O meu problema foi com o desenvolvimento com todo o resto. Não rolou comigo. :/
Adorei seu espaço e já estou seguindo.
bjus
terradecarol.blogspot.com
Oi Carol!
ExcluirAh poxa, fico triste que você tenha odiado tanto assim. Como disse, meu principal problema foi o final... e o triangulo-não triangulo que se formou no livro, achei desnececyrus!
Ah, adorei a sua resenha sobre esse mesmo livro!
Obrigada pelo comentário,
Um abraço,
http://winterbird.com.br
Oi... Lembro que esta trilogia fez um sucesso imenso. Mas ela nunca me chamou atenção, sabe? As capas são lindas, mas a história não me toca :\ Gostei da sua resenha.
ResponderExcluirAbraço, www.likelivros.blogspot.com
Ah, que pena Erick!
ExcluirOs livros valem super a pena, mas se a história não te encanta... Não adianta insistir, né? hehe.
Obrigada pelo comentário,
Um abraço,
http://winterbird.com.br
Olá Jéssica! Tudo bem? Espero que sim.. :D
ResponderExcluirSou sua fã, amo seu blog e te acho super inteligente!
Sou amiga da Pri kk *---*
Beijooos
http://vitoriamariaa.blogspot.com.br/
Oi Vitória!
ExcluirPoxa, muito obrigada pelos elogios <3
Adorei seu blog, você tem muito talento e potencial!
Obrigada pelo comentário,
Um abraço,
http://winterbird.com.br
Bueno a resenha não fez muito sentido pra mim porque ainda não conheço os outros livros haha
ResponderExcluirMas já vi esses livros por aí muitas vezes, e me parece que as pessoas tem gostado bastante deles...
Beijos
O Outro Lado da Raposa
Oi Raissa!
ExcluirSiiiiim, muita gente tem gostado dessa história, principalmente porque ela não é tão melosinha quanto parece pela sinopse.
Espero que você tenha a oportunidade de lê-los, e que goste bastante :D
Obrigada pelo comentário,
Um abraço,
http://winterbird.com.br