![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Título: Extraordinário
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
|
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.Estou com algumas resenhas atrasadas, mas foi impossível segurar essa por algum tempo. Gosto de escrever sobre os livros que leio enquanto a história e as sensações que eles me causaram ainda estão frescas na minha memória. E Extraordinário me causou tantas impressões e sentimentos diferentes, que preciso escrever a resenha logo.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Como a sinopse já fala, o livro de R. J. Palacio conta a história de um garoto que nasceu com uma anomalia, um gene que causou uma grave deformidade facial. Com apenas 10 anos de idade, August Pullman passou mais tempo no hospital do que em casa, devido a inúmeras cirurgias para melhorar sua respiração, fala, alimentação e até mesmo plásticas para melhorar a aparência de seu rosto.
"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."
Auggie nunca frequentou a escola principalmente por seus problemas de saúde, mas também por causa de sua aparência. Sua mãe Isabel sempre lhe ensinou as matérias em casa, mas percebeu que precisava deixar seu filho crescer e se desenvolver. Portanto decidiu colocá-lo em uma escola particular perto de casa, onde August poderia fazer amigos e aprender a viver em sociedade. Ou melhor, a conviver com a sociedade.
Desde muito pequeno ele enfrentava os olhares e as palavras maldosas de crianças e pais, portanto aos 10 anos de idade, ele já está mais que acostumado a isso. Mas tudo o que lhe aconteceria na escola, estava acima de tudo o que ele poderia esperar. Bullying, preconceito, julgamentos, falsidade... São só algumas das coisas que ele teve que enfrentar. Mas o livro não fala apenas disso.

O maior foco de Extraordinário é o que Auggie causa na vida das pessoas. Não sua aparência, que muitas vezes chegou a assustar alguns, mas sua coragem de viver, seu bom humor, sua gentileza e sua simpatia. Temos o ponto de vista de sua irmã Olivia, que ás vezes fica chateada pelo irmão ser sempre a pioridade. O olhar dos funcionários da escola que ficam encantandos pelo novo aluno. O sentimento de Miranda, ex-melhor amiga de Olivia, e que o ama como irmão. Além de seus novos amigos, que aprendem aos poucos como Auggie pode ser importante em suas vidas.
Não preciso nem dizer, depois de tudo isso, que Extraordinário se tornou um dos meus livros favoritos, não é? Auggie apresenta tanta força, tanta determinação e tanta sensibilidade que nem metade das pessoas em geral apresentam. Apesar de todas as coisas ruins que ele já enfrentou, ele continua forte e acreditando na humanidade. Simplesmente apaixonante ❤
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo".
Nos acompanhe nas redes sociais:





legal o texto.
ResponderExcluirConvido a vocês a participarem do sorteio no blog.
http://luana-make.blogspot.com.br/
Oi Luana, fico feliz que gostou amore!
ExcluirObrigada pelo comentário,
Jessica.
http://winterbird.com.br
Oi, Jéssica, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li este livro, mas o dei de presente para minha irmã mais nova, que o adorou. E eu imagino que ele seja mesmo tudo isso que tu descreveu, pois só vejo elogios sobre ele. Espero ter logo a chance de lê-lo.
Super beijos <3
http://livros-cores.blogspot.com.br/
Oi Roberta!
ExcluirEspero que você possa lê-lo em breve, pois é um livro realmente encantador!
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
Eu preciso ler esse livro o mais rápido possível! Sério...é esse, A menina que roubava livros e A culpa é das estrelas. São esses os livros mais falados nos blogs que frequento e que ainda não li. Quero essa experiência boa de O Extraordinário na minha mente.
ResponderExcluirBeijos!
Monólogo de Julieta
Oi Paloma!
ExcluirSIM, você precisa ler toooodos esses livros citados! Não sou fã de ACEDE, não gostei muito (e olha que li bem no comecinho do booom que o livro teve), mas mesmo assim, você precisa tirar suas próprias conclusoes, não é? hehe. Extraordinário e A Menina que Roubava Livros estão entre meus livros favoritos! O último então, é um dos que mais amo!
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
Oi Jéssica,
ResponderExcluirTo doida pra ler esse, fiquei com mais vontade após ler esse quote final pelo Facebook esses dias.
Deve ser bem emocionante *.*
Já me identifico com Auggie haha
bjs e um maravilhoso fim de semana
Nana - Obsession Valley
Oi Nana!
ExcluirHaha, eu também me identifiquei com o Auggie. Ele também é muito encantador, aposto que você vai gostar!
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
Comprei esse livro ontem, de tanto ouvirem falar bem dele. Mais uma resenha que só fortalece isso e minha vontade de ler. Espero gostar também. Ah propósito, sua resenha está otima ^^
ResponderExcluirhttp://cantinadolivro.blogspot.com.br/
Oi Carlos!
ExcluirFico feliz que tenha gostado da resenha! Quando você ler, espero conferir sua opinião sobre ele. Mas uma coisa te garanto: é encantador!
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
Estou com esse livro na estante, desde o começo do ano, mas sabe que ainda não chegou a hora de eu ler ele? Sempre que vou pegar um livro novo para ler, vejo ele lá mas não me animo. E eu sei que vou amar, mas ainda não está na hora.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oi Sil!
ExcluirFiquei admirada com seu controle. Também tem alguns livros que li, mas senti que ainda não era a hora certa. Fico feliz que você consiga ter controle sobre isso, hehe.
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
AHHHH tá ai um dos melhores livros que eu li na vida. Muito profundo, muito edificante. Livro lindo demais.
ResponderExcluirbeijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Kel!
ExcluirE coloca edificante nisso!
Fico feliz que você também tenha gostado!
Obrigada pelo comentário!
http://winterbird.com.br
Esse livro é lindo demais; um dos melhores que já li. De um modo simples a autora soube passar uma lição grandiosa.
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de novembro
É mesmo amore, dá uma lição de vida e tanto <3
ExcluirObrigada pelo comentário!
Olá Jéssica.
ResponderExcluirEu ainda não li esse livro, entretanto, tenho muita curiosidade, só vejo comentários positivos sobre ele *-*
Beijos, www.rayramii.com
Leia sim Ray, você não vai se arrepender, é muito amor <3
ExcluirObrigada pelo comentário!
Extraordinário é um livro extraordinário! Um dos meus livros favoritos, sem dúvidas! Indico e até empresto para todos os amigos, todos deveriam ler essa história.
ResponderExcluirGostei muito da sua resenha, me deu vontade de reler!
Obrigada pelo carinho. Beijos :*
Claris - Plasticodelic
É mesmo Claris, um livro maravilhoso!
ExcluirHaha pois corre reler, vale a pena demais <3
Ei Jéssica!
ResponderExcluirTo com ele aqui na minha pilha de livros p ler, torcendo p ele sair no próximo sorteio do book jar!
Adorei a resenha e parece realmente ser carregado de emoção!
Bjos!!
www.leituravipblog.com
Ah amore, espero que seu Book Jar te dê a sorte de ler esse livro amorzinho o mais breve possível <3
ExcluirObrigada pelo comentário!
Oie! To louca para ler esse livro, deve ser muito bom! *--*
ResponderExcluirBjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/ligeiramente-casados.html
e tem promoção no ar:
http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/11/sorteio-revista-galaxy-p2.html
Oi Naylane!
ExcluirLeia logo, é muito bom <3
Obrigada pelo comentário!
Oi, como vai?
ResponderExcluirLi esse livro no comecinho do ano e gostei, mas não acho isso tudo que o povo fala.
Sim, o livro te ensina várias coisas importantes e tem uma super mensagem, mas é só isso, porque a história é um super clichê.
Então, por conta disso, não identifico o motivo de tanta exaltação.
Apesar disso, quero muito ver o filme que vai ser lançado e também ler o livro que vai sair (ou já saiu, não sei) com a visão do Julian.
Beijos,
www.enquantoestavalendo.com.br
Oi Marcelo.
ExcluirEntendo sua opinião, e até acho que a história é meio clichê, mas o desenvolvimento, pra mim, se dá de uma maneira encantadora e especial.
Mas o que seria do amarelo se todo mundo gostasse do azul né? hehe.
Obrigada pelo comentário!