Então reli a trilogia Jogos Vorazes


Queria deixar avisado de cara que este post contém pequenos spoilers sobre a trilogia Jogos Vorazes. Se você não leu os livros ou não assistiu os filmes e não gosta de spoilers, não leia este post. 

Li a trilogia Jogos Vorazes quase de uma vez entre 2012 e 2013 (no Skoob tenho até meu histórico de leitura, hihi), logo depois que assisti o primeiro filme no cinema e fiquei super apaixonada pela história! Aliás isso vira e mexe acontece comigo, porque foi assim também com Percy Jackson, porém não me tornei tão fã dos livros como é o caso da trilogia escrita por Suzanne Collins.

Como era de se esperar estes livros se tornaram, e são até hoje, minha distopia favorita, entrando também para o ranking dos meus favoritos da vida. E desde que terminei a leitura, apesar de um tanto quanto frustrada com o final de A Esperança, eu tinha muita vontade de reler tudo de novo, dessa vez me atentando mais aos detalhes e pistas oferecidas pela autora. Com a aproximação da estreia do último filme da saga, esse desejo ficou praticamente incontrolável! E eis que entre novembro de dezembro do ano passado finalmente reli os três livros de Jogos Vorazes.

Preciso antes de mais nada comentar sobre como o enredo foi bem amarrado no decorrer dos livros! Como um detalhe aparentemente sem importância no primeiro livro, passou a fazer sentido ou ser parte de algo bem maior nos livros que sucederam, e acontece o mesmo com Em Chamas e o começo de A Esperança, que ao mesmo tempo que nos dão dicas do que vai acontecer mais para frente, nos deixa em dúvidas, nos faz sentir o que a Katniss estava sentindo, ter as mesmas dúvidas que ela (na verdade, acho que nos deixa ainda mais confusos do que a protagonista estava).

Falando na senhorita Everdeen... Impressionante como ela conseguiu me cativar muito mais nessa releitura. Antes, apenas a suportei durante os livros, quem me cativou de verdade e logo de cara foi Peeta mozão. Desta vez Katniss conseguiu finalmente ganhar meu coração, e finalmente entendi como ela foi forte no decorrer de toda essa história, como acabou sendo a peça nos jogos da Capital, e também para o Distrito 13, além de entender melhor sua maneira de pensar e agir.

Outros personagens que conseguiram mudar seu conceito na minha mente foram Haymitch e Gale. Esta segunda leitura fez com que eu entendesse melhor os problemas enfrentados por Haymitch desde que ele venceu o segundo Massacre Quartenário, e apreciei ainda mais essa parte da história.  Já Gale, com quem simpatizei até o segundo livro, no terceiro mostrou uma personalidade diferente, o que deixou mais claro para mim, dessa vez porque Katniss escolheu Peeta à ele, e que isso não aconteceu apenas devido às circunstâncias.

Para concluir, acho que a Jéssica de 18 anos que leu esses livros definitivamente é bem diferente da Jéssica de 21 (o que 4 anos de faculdade não fazem com a gente, ein?). Acho que com um pouco mais de maturidade emocional, e também já sabendo qual seria o desfecho da história, eu pude entender melhor toda a trama e as nuances criadas pela Suzanne Collins nessa distopia primorosa, além de apreciar ainda mais a leitura, sentido cada uma das emoções transmitidas pelos acontecimentos.

Não preciso nem dizer que após essa releitura o meu amor pela trilogia só aumentou, não é mesmo?

12 comentários

  1. Confesso que pulei boa parte do texto, pois ainda não li os livros apesar de já ter visto os filmes. Como eu ainda quero ler, melhor deixar uns spoiler de lado aushuas

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hihi, sem problemas Rebeca!
      Também fico fugindo de spoilers, haha.

      Um beijão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Hello, Jéssica. Agradeço pela sua visita e que tenha gostado do Inspirada por Palavras. Mas, como sou uma pessoa mega curiosa, também fiquei encucada para entrar no seu e aqui estou eu. Mas enfim, quero lhe parabenizar pela sua coragem, porque guria, reler a trilogia do Jogos Vorazes, para mim, seria uma tarefa impossível ou pior do que isso. Já li ela faz uns aninhos e confesso que também não fui com a cara da Katniss e assim como você eu tinha que engolir ela para continuar a leitura, e no final, tudo piorou. Mas já o Peeta, no início eu não gostava dele, mas no final, me apaixonei <3. Mas achei muito legal porque se passaram alguns anos e você voltou a ler e algumas coisas mudaram e você gostou ainda mais da obra. Não conseguiria fazer isso, mas quem sabe um dia eu não me arrisco e volte ao tempo haha.
    Amei conhecer teu blog e um pouco da sua pessoinha ;)
    Beijos e sucesso!
    www.inspiradaporpalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iris!
      Fico imensamente feliz que tenha gostado do meu blog também *-*
      Sério?? Haha no meu caso, apesar de também não suportar a Katniss, o amor que sinto pela história falou mais alto. E como você pode ver, até que serviu para eu gostar mais dela no final das contas KKK.
      Adoro fazer isso de reler livros em fases diferentes da minha vida, sempre muda muita coisa na minha percepção sobre a obra. Recomendo! KK.

      Um beijão e obrigada pelo comentário!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ain, que delícia s2
    Amo essa trilogia, o meu favorito é Em chamas e estou louca pra reler também ahhaha só preciso organizar mais minhas leituras :D
    beijos


    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess!
      Haha, meu favorito é Em Chamas também, bate aqui o/ \o
      Releia sim, vale muuito a pena!

      Excluir
  4. Oi Jessica,
    HAHA eu só tenho primeiro livro da trilogia.
    Se você morasse aqui perto já ia te pedir outros emprestados HAHA
    Verdade, a faculdade trás uma maturidade emocional maravilhosa pra gente ♥

    P.S.: Desafios fotográficos também são bacanas, nunca tentei nenhum...é uma coisa que acho lindo, mas não sei se sou boa haha

    Tenha uma ótima sexta.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nana!
      Mentiraaaa, sério que você só tem o primeiro, como assiiiiiiim?
      Trate de ler todos, viu? São muito bons meeesmo!

      Nossa eu já tentei um desafio fotográfico uma vez. Mas acho que fui com muita sede ao pote, porque de cara fiz o 365 dias KKKKK Devia começar por um menos trabalhoso :P

      Beijão e obrigada pelo coment!

      Excluir
  5. Oi, oi!

    Acredita que eu nunca li nenhum livro e nem vi o filme? Minha amiga vive me insistindo, mas é uma história que eu sinto que não é pra mim. Não que seja, ruim, longe disso. Só não me desperta interesse. =/

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira Adriel, como assiiiiiiiiim?
      Jogos Vorazes é o tipo de todo mundo rapaz! KKKK Mas sério, tente dar uma oportunidade, pelo menos pros filmes, que são muito bons!
      Um beijão e obrigada pelo coment!

      Excluir
  6. Oi Jéssica!
    Que legal a sua experiência de releitura. Eu também gosto de reler livros que gosto muito para poder apreciar com outros olhos agora que já sei tudo o que vem pela frente.
    Fiquei me perguntando se ainda assim você continua frustrada com o final da trilogia ou se a releitura contribuiu para isso também.
    Eu, por aqui, preciso dar um jeito de assistir os dois últimos filmes. A Esperança é meu livro favorito da trilogia e eu não assisti nem a parte 1 ainda, rsrs
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!
      Haha acho que esqueci desse detalhe, né? Bom, eu continuo não gostando da parte do felizes para sempre (em especial Katniss e Peeta terem filhos), mas sobre o restante do livro minha opinião mudou completamente, gostei muito, muito mais dessa vez!

      Um beijo e obrigada pelo comentário!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, dica, sugestão ou resposta ao post.
Um abraço, e volte sempre <3